segunda-feira, 30 de maio de 2011

Algumas Histórias de Moradores de Rua



Promessas de Trabalho...
Exploração...
Abandono...


É fácil generalizar e afirmar que moradores de rua são todos bandidos e que este "problema" é de Segurança Pública e de responsabilidade do Governo. Uma visão macro, deturpada.

Conhecendo um pouco mais destas histórias é possível notar que ali se encontram muitos cidadãos comuns, das mais diversas origens e classes sociais. Algo em comum?
Sim, um momento difícil da vida... que por uma falta de estrutura familiar ou puro desespero se finda nas ruas.

O Espaço Pixurum busca conhecer essas vidas, entender a origem destas pessoas e assim ser facilitador para que retornem a sociedade e tenham uma vida digna com suas necessidades básicas atendidas. Não é uma tarefa simples, mas necessária.

domingo, 29 de maio de 2011

O início do trabalho

A entrega de sopa é realizada em alguns pontos. Os voluntários percorrem o centro de Florianópolis buscando os chamados "mocós" (locais onde os desabrigados ficam).
"Olá, boa noite! Viemos trazer uma sopinha! Quer?"
Muitas vezes se sentam e ali escutam muitas histórias. Nada é pregado para essas pessoas, é apenas um encontro onde se fala o que quiser, se não há nada a falar, tudo bem.
Dessas conversas surgem muitos pedidos de socorro, pessoas que querem sair desta vida, mas não sabem como fazer, com quem contar, por onde começar.

Daí começa oficialmente o trabalho de auxiliar essas pessoas na tentativa de mudar de vida.
Como sabemos, essa mudança tem que partir de dentro e isso exige pelo menos um primeiro passo do indivíduo que deseja mudar.
Entendemos que o pedido de socorro que vem de dentro e o socorro vem de fora.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Distribuição de Sopa Florianópolis



Este trabalho de distribuição de sopa é realizado de forma independente. Os voluntários chegam, sentam, conversam com o morador e tomam sopa junto com ele. É um encontro comum para torná-los o que são: seres humanos, como todos nós.

Gravado na Av. Mauro Ramos - Florianópolis

Esse senhor saiu das ruas e atualmente é coordenador de um projeto que auxilia dependentes químicos.